A Insolação – Martin Lanezan

A Insolação – Martin Lanezan
21 de junho de 2024 zweiarts

 A Insolação – Martin Lanezan

BIANCA BOECKEL APRESENTA A EXPOSIÇÃO “A INSOLAÇÃO”, INDIVIDUAL DO ARTISTA MARTIN LANEZAN COM TEXTO CRÍTICO DE JULIE DUMONT

Na sua primeira individual na galeria Bianca Boeckel, Martin Lanezan expõe trabalhos inéditos bordados em tecido, esculpidos em papel machê e uma pintura em papel, os quais nos convidam a vivenciar uma experiência onde a realidade encontra seus limites, com influências da cultura argentina – sua terra natal, do folclore latino-americano, da literatura, da música, dos sonhos e de outros estados de consciência.

As obras apresentadas trazem o sol como um eixo condutor presente tanto esteticamente, através de uma paleta de cores predominantemente sóbria, como conceitualmente, como aponta Julie Dumont, responsável pelo texto crítico da mostra: “(…) Martin Lanezan traz na sua obra elementos das suas vivências no pampa, os ocres e vermelhos da terra queimada pelo sol, o tempo que se alastra vagarosamente, embalado pelo ritmo da natureza, das estações e da dança do sol e da lua. Ele fala de um lugar onde viviam curandeiras com ervas, cristais, chifres e crinas de cavalos, com rituais e significados que marcavam os dias e os anos, contrastando com o frenesi da cidade onde escolheu morar”.

Em um momento onde o consumo desenfreado e a pressa nos alienam dia após dia, Lanezan escolhe o caminho inverso e chama a atenção para uma forma de fazer arte que olha para o tempo como um aliado e para os materiais que reutiliza como possibilidade de criar narrativas que falam sobre a vida real de maneira mágica e sensível. “Escolhendo materiais simples do cotidiano como o tecido, o papel machê, galhos ou flores secas, o artista traz uma circularidade na vida das coisas e se afasta deliberadamente de um sistema de produção e consumo rápido para propor uma reflexão sobre a essência do tempo e da matéria: de onde vem, como se apresenta perante os olhos e onde seguirá depois de nós. Em paralelo, a lentidão refletida no tempo da pintura, nos processos da tecelagem, da costura, da assemblagem dos elementos que ele junta, retoma aqui a sua dimensão primordial”, aponta Dumont.


INFORMAÇÕES:

Exposição: A Insolação

Artista: Martin Lanezan

Texto Crítico: Julie Dumont – The Bridge Project

Abertura: 20 de junho de 2024, quinta-feira, das 19h às 22h
Período: 20 de junho de 2024 a agosto de 2024
Local: Galeria Bianca Boeckel

Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Cel.: (11) 99903-5199

Horários: Terça – Sábado das 11h às 17h


MARTIN LANEZAN

Nascido em 1982 na Argentina, mora e trabalha em São Paulo desde 2014. Sua produção experimenta a pintura expandida a traves de vários meios, entre eles arte têxtil. Realizou exposições individuais tais como “Sonhario” (Galeria Estação, São Paulo, 2021); “Oráculo Piedoso” (Galeria Sancovsky, São Paulo, 2018); “Diário dos últimos dias” (Galeria Ruby, Buenos Aires, 2015); “Cayahuari Yacu” (Casa Fonte, São Paulo, 2014); “Hacer un pozo” (Trillo Sustentable, Missiones, 2012); “Lo que vive en el monte” (Proyecto A, Buenos Aires, 2011); “ La mitad del Mar” (Sapo Galería, Buenos Aires, 2010); “De ceremonia” (Galería Crimson, Argentina, 2008).
Dentre as exposições coletivas de que participou estão “Trampantojo” (Galería Zielinsky, Barcelona, 2024); “Ervas daninhas” (Quadra Galeria, São Paulo e Rio de Janeiro, 2024); “Tristes Trópicos” (Galeria Sancovsky, São Paulo, 2017); “Espacios alternativos” (Centro Cultural San Martin, Argentina, 2015); “End Vehicles: Sketches for later works” (Ferro Strouse Gallery, New York, 2012), e outras.
É ganhador do Primeiro prêmio no Barrio Joven ArteBA (Argentina, 2012) e do Primeiro prêmio Projeto A 8a edição (Argentina, 2008). Participou das residências artísticas Art Farm Project (Amparo, 2019); Pivô Residência (São Paulo, 2018) e da Casa Fonte (São Paulo, 2014).


JULIE DUMONT – THE BRIDGE PROJECT

Julie Dumont (Bruxelas, 1974) é formada em direito pela Université Libre de Bruxelles (ULB). Se radicou no Brasil em 2012 e iniciou as suas atividades de curadora independente em São Paulo em 2014. Integrou a galeria Fita Tape como sócia em 2015. Em 2017, criou a iniciativa curatorial nômade “The Bridge Project”, atuando entre o Brasil, Bruxelas e Nova Iorque essencialmente, criando pontes entre artistas de continentes e gerações diferentes em contextos diversos tais espaços independentes, coleções e galerias de arte.
Julie Dumont foi curadora residente convidada na Residency Unlimited em 2018 (Nova Iorque) e Mothership em 2023 (Nova Iorque). Publicou um ensaio na revista Amarello (2020). É integrante do grupo de estudos Fidalga desde 2018 e acompanha artistas no quadro do grupo de estudos e discussões International Lab For Art Practices (ILAP) desde 2021.


BIANCA BOECKEL GALERIA

Localizada na Vila Nova Conceição, a galeria Bianca Boeckel promove artistas consagrados e em ascensão no cenário nacional e internacional. Entrando em seu sexto ano no mercado, a galeria organizou mais de 30 exposições com divulgação significativa na mídia especializada. Bianca Boeckel constantemente pesquisa e analisa o mercado e feiras de arte internacionais para antecipar e atender as expectativas do público. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante.

Além das exposições e cursos organizados pela galeria, um acervo eclético e em constante renovação permite que colecionadores apreciem trabalhos de qualidade e vivenciem as últimas tendências. Bianca Boeckel atua também como curadora, colunista de arte e consultora de artistas e clientèle.

A galeria participou de 19 feiras de arte desde 2018, sempre com grande sucesso e cobertura da mídia. A primeira participação internacional da galeria foi em 2022 na Zona Maco México Arte Contemporáneo, na Cidade do México. Ainda em 2022, o stand de Bianca na SP-Arte foi eleito um dos dez melhores estandes pela Revista ArtNews. Em outubro, a galeria foi convidada para fazer parte da Paris Art Week na Bienvenue Art Fair, na França.

Em 2023, Bianca Boeckel participou da Zona Maco, SP-Arte, Arco Lisboa, ArtRio e Swab Barcelona Art Fair. A galeria também organizou uma exposição pop-up em Saint-Germain des-Près durante a semana PARIS + par Art Basel. Para 2024, a galeria organiza atualmente o primeiro semestre com 2 exposições individuais, a terceira Zona Maco, a sétima SP-Arte e a segunda Arco Lisboa.