Bruno Novaes

Bruno Novaes

São Bernardo do Campo – SP (1985)
Vive e trabalha em São Paulo – SP

Bruno Novaes trabalha entre artes visuais, poesia e educação. Tem licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais pela UNESP.

Sua prática acontece, sobretudo, por meio da palavra e do desenho, como instalação, publicação e processos de encontro, repensando as formações do ser e seus agenciamentos.

Seus principais trabalhos incluem O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva (Temporada de Projetos do Paço das Artes); Intervalo (Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo); Alugo para rapazes (prêmio-publicação Lamparina Luminosa); escola de faz-de- conta (ProAC LAB) e Diário 366 (Centro Cultural dos Correios São Paulo e livro premiado pela LAB SBC/Paradoxa Cultural). Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo, como artista residente na obra de Mark Dion, da 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, e dos programas de residências da fábrica de lápis Viarco, em Portugal e do Instituto de Artes de Ouro Preto. Integra o grupo Práticas Compartidas e tem trabalhos publicados em livros e revistas do país e exterior. Além de diversos prêmios-aquisição em salões de arte, suas obras compõem também acervos públicos como o do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro e da Biblioteca Instituto Moreira Sales.

Exposições Individuais
2022 coir – Bianca Boeckel Galeria – São Paulo – SP – acompanhamento curatorial Leandro Muniz

2022 Educação do caráter – edital municipal – Galeria de arte Fernanda Perrancini – Jundiaí – SP

2022 Diário 366 – MAC – Campinas

2022 Trabalho em dupla – Espaço Marco do Valle – Campinas – SP – curadoria Érica Burini

2022 Complete as lacunas – EFL – Porto Alegre – RS

2021 Diário 366 – Centro Cultural dos Correios – São Paulo

2020 Intervalo – Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo – curadoria Helio Menezes

2019 O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva – Temporada de Projetos do Paço das Artes – MIS – acompanhamento crítico Mirtes Marins de Oliveira

2018 Capítulo 1: O corpo mente menos que as palavras – Oma Galeria – curadoria Julia Lima

2018 Capítulo 2: O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva – Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Santo André – curadoria Julia Lima

Ações, práticas e projetos [selecionados]

. Passeio prodigioso, souvenir fabuloso e coscovete com_junto – ação com Amanda Tavares e Amilcar Packer – Mostra 3M – SP (2022)

. escola de faz-de-conta – ProAC LAB – ago/dez 2021

. Saber-fazer-com o impossível – ação coletiva com o grupo Práticas Compartidas – UNICAMP (2020)

. Desenho Livre – obra pública – Circular arte na praça Adolpho Bloch – curadoria Marc Pottier – 2020

. Folha de Atividade – ação/oficina – SESC S. André (2019-2018); SESC Pompéia (2017); SESC Bom Retiro (2021)

. Diário coletivo de (in)significâncias – Santo André (2019) e Festival de Inverno da UFSJ – MG (2018)

. Estação de Campo Parque do Ibirapuera – selecionado para o projeto de Mark Dion – set/dez – 33a Bienal Internacional de Arte de São Paulo – 2018

. Apostila de Ciências: Ensino Fundamental – site specific na UFABC – Santo André – SP – 2017

Residências [realizadas e confirmadas]

2023 16o Internacional Werkstattwoche – Lüben – Alemanha (julho)

2022 Instituto de Arte de Ouro Preto – programa TEMPO com Tainá Azeredo e Valquíria Prates (outubro/novembro) 2022 Viarco – São João da Madeira – Portugal (setembro)

2022 Casa-Museu Maurício Penha – Sanfins do Douro – Portugal (agosto)

2022 Quinta dos pássaros – Rancho Queimado – SC

2021 Kaaysá – out – São Sebastião – SP

2021 AZERO – editora medusa – jul/set – Curitiba

2020 ACHO – arquivo coleções de histórias ordinárias – out/mar2021 – Campinas

2019 Casa Líquida – nov/mar – São Paulo – SP
Prêmios e bolsas

. PROAC circulação de exposições – Diário 366 – (2022/2023)

. PROAC Prêmio por histórico de realização em artes visuais (2020)

. Bolsa-residência internacional – ACHO – arquivo de histórias ordinárias – Campinas – SP (2020)

. Publicação do livro Alugo para rapazes pelo III Concurso da editora Lamparina Luminosa (2018)

. Prêmio Aquisição: MASC (2022); Goiânia (2021); São Bernardo (2019); Vinhedo (2019); Santo André (2017); Araras (2013)

Exposições coletivas, feiras e salões [recentes selecionadas]

2022 O paraíso dos marrecos – FONTE – São Paulo – curadoria Icaro Ferraz Vidal Jr

2022 11o Salão Nacional Victor Meirelles – Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis – SC

2022 CLAC – Circuito latino americano de arte contemporânea – Casa de cultura Mário Quintana – Porto Alegre – RS 2022 47o SARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto – SP

2021 Ministério da Solidão – OC Oswald de Andrade – curadoria Julia Lima

2021 Sala Compacta – Museu de Arte de Goiânia

2020 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira – Portugal

2020 Cálamo – Massapê Projetos – São Paulo – curadoria Icaro Ferraz Vidal Jr

2019 Melhor ser filho da outra – Arte Londrina 7 – curadoria Danillo Villa e Clarissa Diniz 2019 Programa de Exposições – MARP – Ribeirão Preto – SP

2018 Entre bordas: uma imagem precisa de dois – SESC Santo André – curadoria Cristina Suzuki

2018 Aluga-se Triplex – cobertura do edifício Maria Paula no centro de São Paulo – curadoria Marcio Harum 2018 2a Bienal das Artes – SESC DF

2018 Os primeiros cinquenta anos – Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul – curadoria Valdo Rechelo

Livros e publicações

2021 2021 2018
escola de faz-de-conta – PROAC LAB – ISBN 978-65-00-33823-2 Diário 366 – LAB SBC – Paradoxa Cultural – ISBN 978-65-994462-0-7 Alugo para rapazes – Lamparina Luminosa – ISBN 978-85-64107-40-3
Trabalhos em publicações [selecionados]
2022 2021
2021 2017
Revista Presente – n3 – org. Ana Maria Maiolino e Paulo Miyada
O jogo que continuamos a brincar, mesmo depois de grande, é a brincadeira do esconde-esconde –
Victor Santos – editora Hecatombe – ISBN 978-65-87938-18-9
Revista Amarello – Yes, nós somos barrocos – n.39 – verão 22
Pequenos grandes desenhos – projeto gráfico – organização de Júnior Suci – ISBN 978-85-93778-01-8

Acervo público

MAR – Museu de Arte do Rio // IMS – Biblioteca Instituto Moreira Sales // MASC – Museu de Arte de Santa Catarina // MAG – Museu de Arte de Goiânia // Praça Santos Coimbra – São Paulo – SP // Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo // Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul – SP // Prefeitura Municipal de Santo André – SP // Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo – SP // Prefeitura Municipal de Vinhedo – SP // Fundação das Artes de São Caetano do Sul – SP // Acervo Rotativo

Cursos e falas [selecionados]

. método-sem-método – (Adelina Instituto) (OC Oswald de Andrade) – 2022

. Brincar de escola Brincar na escola – Grupo de pesquisa Entre educação e arte
contemporânea UFES 2020 UDESC 2021 . Aquarela e desenho de exploração – Paço das Artes – OC Oswald de Andrade – SESC Belenzinho – 2019

. Aquarela como investigação de si – Oficina Cultural Oswald de Andrade – 2018

. Desenho de observação como intervenção – SESC São Caetano – 2018
Formação [selecionada]
2021 Mestrado – aluno especial – Espaços Impressos – UDESC – Regina Melim
2020 Mestrado – aluno especial – Arte, ciência e tecnologia – LABJOR – UNICAMP – Susana Dias e Paulo Teles
Aliança com estrelas, árvores e rios: novos modos de existir diante das catástrofes
2012 Especialização em Artes Visuais – UNESP – São Paulo
2010 Licenciatura Plena em Arte – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo 2007 Graduação em Design – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo 2005 Canto Popular – EMESP escola de música do estado do são paulo
/+/
2019
2013 – 2018
Escola de Arte Útil – Tânia Bruguera – Pinacoteca de São Paulo
Acompanhamento de projetos com nomes como Márcio Harum, Nino Cais, Marcelo Amorim, Carla Chaim, Ananda Carvalho, entre outros.