Marcelo Greco

Marcelo Greco

Trabalhar na área cultural tem sido o foco principal de sua atuação. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral no museu Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Orienta fotógrafos em grupos de estudos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como coordena e edita o trabalho de diversos fotógrafos para exposições em eventos nacionais e internacionais.

Foi curador geral do Festival de Fotografia ‘Paraty em Foco’ 2008.

Desde 2012 desenvolve um projeto de intercâmbios culturais e residências artísticas. Realizou com a Rietveld Academy of Art, Amsterdam onde junto a Leo Divendal, ministrou um curso para 30 alunos sendo 15 brasileiros e 15 europeus e asiáticos. Em 2014 promoveu duas residências artísticas para um grupo de alunos com Leo Divendal e com Machiel Botman, em Amsterdam e Harlem.

Trabalha em uma série de narrativas visuais que aproximam a experiência vivida em biografias ilusórias, construindo assim ao longo da história uma relação entre ficção e realidade. Dentro destes projetos Internal Affair – 2013, Sombras Secas – 2015 e agora a etapa Abrigo no Luto em processo. Os livros já publicados desta serie foram selecionados para fazer parte da Library of Congress – USA.

Atualmente participa do projeto Missão Lance Ventoux, que tem por objetivo desenvolver um intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e França na região da Provence. Em 2018 foi coordenador do projeto de residencia artística Mudança de Biótopo e outra perspectiva. O resultado foi exposto em São Paulo.