Sofia Lotti C. Dias

Sofia Lotti C. Dias

Sofia Lotti C. Dias, 1991, cresceu em Poços de Caldas, MG, e estudou Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A experiência técnica adquirida na graduação se agregou a um olhar atento sobre as pessoas e a natureza, afinado por quem cresceu em uma fazenda no sul de Minas Gerais.

Participou de exposições coletivas na Unicamp, como o Festival do Instituto de Artes de 2010, e duas exposições em 2013 do seu trabalho de conclusão de curso “Au Revoir”.

Em 2012, teve seu trabalho selecionado para a mostra “Três Jovens Artistas”, no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, onde expôs xilografias, pastéis e ilustrações de desconhecidos perambulando por Paris, trabalho desenvolvido em uma temporada na cidade.

Em 2016, participou da residência artística no centro de arte MoKs, na Estônia, onde passou dois meses produzindo aquarelas e pastéis secos baseados na região rural de Mooste.

Participou também da residência artística do Pivô durante o primeiro semestre de 2018, desenvolvendo uma pesquisa sobre a produção de pastéis-secos e paisagem. Em setembro do mesmo ano foi para o leste da França, onde cursou um ano de mestrado no Institut Supérieur de Beaux-Arts da cidade de Besançon, aprofundando sua pesquisa.

No segundo semestre de 2020 participou como artista selecionada no Salão de Artes Visuais de Vinhedo e como artista selecionada e ganhadora do prêmio aquisitivo no 48º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André.

Atualmente, vive e trabalha em São Paulo, onde continua desenvolvendo sua pesquisa acerca dos materiais que utiliza, sendo a natureza seu principal motivo e fonte de inspiração.