Arte da Lembrança

Arte da Lembrança
4 de maio de 2021 zweiarts

Arte da Lembrança

Alice Gelli
Allann Seabra
Carol Nogueira Fernandes
Gabi Gelli
Giovanna Nucci
Jorge Feitosa
Malu Pessoa Loeb
Marcelo Greco
Marcelo Tolentino
Nelson Porto
Paula Klien
Ricardo Becker

Arte da Lembrança é o projeto expositivo para a edição online da SP-Arte, que acontece simultaneamente à exposição coletiva de mesmo nome na Bianca Boeckel Galeria, em agosto de 2020.

Pensando em um Viewing Room visualmente narrativo para a plataforma, Bianca convidou doze artistas brasileiros atuantes em diversas mídias para que, através de suas obras, abordassem temas existentes em suas memórias.

Lembranças afetivas da infância, o movimento das mãos impresso no cobre e na tela mimetizando partituras musicais da família, palavras corriqueiras agora ressignificadas, indumentárias simbólicas eternizadas em pinturas, o cotidiano de outrora, quebras voluntárias de utopias, emoções vividas no pós parto e o uso inusitado de suportes e objetos fazem parte dessa mostra bela e significativa.

Aqui são expostas esculturas em vidro, metais e cerâmica, pinturas, fotografias, tecidos bordados edestramados, uma cianotipia, um videoarte e três video performances, além de uma experiência performática inédita em realidade virtual.

Nas palavras da galerista, “através de conversas e da aproximação com os artistas, consegui realizar um projeto curatorial emblemático nesse momento. Arte da Lembrança, nome emprestado do tríptico de fotografias de Marcelo Greco, desvela possíveis utopias e convida a também acessarmos nossas memórias. Mais uma vez, a arte vem para nos salvar da realidade.”

Estão disponíveis também registros auxiliares em voz e imagem do trabalho extenso dos artistas que se aventuraram a mergulhar em suas lembranças para propor ao espectador um circuito intensamente imersivo.

Sejam muito bem vindos e bom passeio!

SP-Arte Viewing Room

24 a 30 de agosto
20 obras // 12 artistas

Curadoria Bianca Boeckel

www.sp-arte.com

Arte da Lembrança / Exposição Coletiva __ Bianca Boeckel Galeria

Visitação virtual
22 a 30 de agosto
18 obras // 18 artistas

Alice Gelli
Allann Seabra
Camila Alvite
Carol Nogueira Fernandes
Daniela Federighi
Eva Soban
Gabi Gelli
Giovanna Nucci
Jorge Feitosa
Malu Pessoa Loeb
Marcelo Greco
Marcelo Tolentino
Nelson Porto
Paula Klien
Pico Garcez
Ricardo Becker
Thomas Baccaro
Virgilio Neves

A exposição oferece visitas guiadas pré-agendadas, com o objetivo de trazer um pouco de arte, cultura e conhecimento diante da atual situação emocional e social que enfrentamos globalmente com a pandemia. Essa nova modalidade expositiva, planejada por Jorge Feitosa para a Bianca Boeckel Galeria,
objetiva proporcionar entretenimento com segurança tanto dos visitantes como de todos os envolvidos, fortalecendo assim o elo entre as duas partes em nome da Arte.

Com as visitas presenciais suspensas desde o dia 23 de março, como parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), a galeria NÃO estará aberta ao público. Todas as visitas deverão ser pré-agendadas via telefone, e só serão realizadas virtualmente. A demonstração da obra de arte na casa do colecionador, entregue dentro dos padrões de segurança, será disponibilizada e incentivada.

No intuito de diminuir o impacto sofrido pela pandemia do coronavírus, 10% do valor final da venda das obras será revertido para instituições escolhidas pela organização do evento em acordo com os artistas.

Curadoria Bianca Boeckel
Idealização Jorge Feitosa
Visitação virtual até 30 de agosto
Visitação física por agendamento após 12 de setembro

Bianca Boeckel Galeria
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição, SP

Para visitar a exposição coletiva virtualmente física na galeria, envie um e-mail para contato@biancaboeckelgaleria.com e agende seu horário. A visita guiada é realizada através do celular, com duração de vinte minutos.