Desassossego – Andrea Rocco

Desassossego – Andrea Rocco
21 de junho de 2024 zweiarts

Desassossego – Andrea Rocco

BIANCA BOECKEL APRESENTA A EXPOSIÇÃO DESASSOSSEGO, PRIMEIRA INDIVIDUAL DA ARTISTA ANDREA ROCCO NA GALERIA

“Desassossegada é a imagética da artista plástica Andrea Rocco. Distante do repouso. O encontro com a sua obra cria uma intranquilidade de tal ordem, que as imagens ficam povoando a nossa mente de forma a produzir o movimento estonteante do caleidoscópio. A obra da artista não convida à pura contemplação, antes anuncia a sua impossibilidade, pois não nos liberta do mal-estar que permeia o mundo contemporâneo”. Aponta Maria Arminda do Nascimento Arruda, socióloga, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e responsável pelo texto crítico da mostra.

Para esta exposição, Andrea aborda temas contemporâneos urgentes. Para suas telas, pesquisa as versões originais de contos de fadas e mitos, relacionando-os com acontecimentos e questões da atualidade e tendo como personagens principais crianças, adolescentes e mulheres. Cada pintura ganha uma poesia de autoria da artista, nas quais Rocco cria uma conexão entre real e irreal. Segundo Maria Arminda, “A tensão advinda dessa combinação inusual, produzida pela relação entre imagem e texto, a qual se soma a presença de narrativas míticas, (…), acaba por amplificar as contradições existentes, que ganham radicalidade no modo como a relação entre os gêneros é explorada. (…) um projeto que propõe uma homologia entre linguagens, porém não de modo horizontal, mas que cria gradações, pontos ascendentes e descendentes que se conectam na percepção do espectador”.

Com os bordados, Andrea segue a narrativa de mostrar o lado escondido desse mundo da fantasia. Sobre tecidos herdados de sua família, borda bebês acompanhados de trechos (assustadores) de cantigas de ninar, nos fazendo pensar sobre quão aterrorizantes – e contraditórias – são as melodias que vêm fazendo crianças adormecerem.

E, como um respiro, a série Herbarium Possíveis, exibe a catalogação de flores criadas a partir da imaginação e pesquisa da artista, onde por trás de um desenho em cores fluorescentes, existe um convite para pensar novas possibilidades sem tirar os pés do chão. Assim, “Andrea Rocco borda a sua própria linguagem e arquiteta a sua herança”


INFORMAÇÕES:

Exposição: Desassossego

Artista: Andrea Rocco

Texto: Maria Arminda do Nascimento Arruda

Abertura: 22 de novembro de 2023, quarta-feira, das 18h às 21h
Período: 22 de novembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024
Local: Galeria Bianca Boeckel

Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Cel.: (11) 99903-5199

Horários: Sábado, das 10h às 15h | quinta e sexta-feira das 13h às 17h | outros dias da semana com agendamento pelo e-mail: [email protected]


ANDREA ROCCO

São Paulo, 1977.

Andrea Rocco vive e trabalha em São Paulo. Estudou pintura e desenho na Parsons School (Nova York), é graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e em Educação Artística pela FAAP, onde também realizou uma especialização em História da Arte.

A artista tem participado de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, como “Brazilian Modern: Icons and Innovation”, em Bruxelas (2012), e “Arte pela Amazônia”, na Fundação Bienal de São Paulo (2008). Apresentou individuais na Galeria Thomas Cohn (2008 e 2010), Laura Marsiaj (2013) e Galeria Silvia Cintra (2019). Participou da ZonaMaco – Mexico Art Fair, em um projeto solo apresentado pela galeria Bianca Boeckel em 2023. Foi contemplada com o Prêmio Aquisição do Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2013), recebeu o primeiro lugar na Exposição Anual de Artes Plásticas da FAAP (2003) e uma menção honrosa na edição de 2006 desse mesmo evento.

Suas obras fazem parte de coleções no Brasil, Europa e Estados Unidos.


MARIA ARMINDA DO NASCIMENTO ARRUDA

Maria Arminda do Nascimento Arruda é cientista social pela Universidade de São Paulo, mestra, doutora e Livre-docente em Sociologia pela mesma instituição. Como socióloga da cultura e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, construiu uma extensa carreira dedicada à pesquisa das diferentes fases do Modernismo no Brasil e sobre o processo de fragmentação e especialização dos círculos de produção artista e intelectual na cidade de São Paulo. Entre outros temas, investigou de forma pioneira a introdução da publicidade no país. Orientou mais de 50 mestres e doutores, além de alunos de iniciação científica e pesquisadores de pós-doutorados. Desde 2022, é Vice-reitora da USP, tendo ocupado antes os cargos de Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ FFLCH-USP (2016 – 2020), Coordenadora do Escritório USP Mulheres (2019 – 2021), Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (2010-2015), Secretária Executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/ ANPOCS (2000-2004), Representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ CAPES (1997-2001), entre outros. Pela sua obra, foi agraciada com diferentes distinções acadêmicas, como o Prêmio Jabuti (2002) pelo livro Metrópole e Cultura – São Paulo no meio século XX, e com a Medalha Cultural Imperatriz Leopoldina, conferida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2012). Presidiu a Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (AAMAC), entre 2019 e 2021.


BIANCA BOECKEL GALERIA

Localizada na Vila Nova Conceição, a galeria Bianca Boeckel promove artistas consagrados e em ascensão no cenário nacional e internacional. Entrando em seu sexto ano no mercado, a galeria organizou mais de 30 exposições com divulgação significativa na mídia especializada. Bianca Boeckel constantemente pesquisa e analisa o mercado e feiras de arte internacionais para antecipar e atender as expectativas do público. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante.

Além das exposições e cursos organizados pela galeria, um acervo eclético e em constante renovação permite que colecionadores apreciem trabalhos de qualidade e vivenciem as últimas tendências. Bianca Boeckel atua também como curadora, colunista de arte e consultora de artistas e clientèle.

A galeria participou de 19 feiras de arte desde 2018, sempre com grande sucesso e cobertura da mídia. A primeira participação internacional da galeria foi em 2022 na Zona Maco México Arte Contemporáneo, na Cidade do México. Ainda em 2022, o stand de Bianca na SP-Arte foi eleito um dos dez melhores estandes pela Revista ArtNews. Em outubro, a galeria foi convidada para fazer parte da Paris Art Week na Bienvenue Art Fair, na França.

Em 2023, Bianca Boeckel participou da Zona Maco, SP-Arte, Arco Lisboa, ArtRio e Swab Barcelona Art Fair. A galeria também organizou uma exposição pop-up em Saint-Germain des-Près durante a semana PARIS + par Art Basel. Para 2024, a galeria organiza atualmente o primeiro semestre com 2 exposições individuais, a terceira Zona Maco, a sétima SP-Arte e a segunda Arco Lisboa.